Cultura

Prédio histórico do Círculo Italiano em Florianópolis será restaurado

O antigo prédio histórico que abriga a sede do Círculo Ítalo Brasileiro de Santa Catarina (CIB/SC), localizado junto à Praça XV, será recuperado através de um projeto arquitetônico de conservação, modernização e acessibilidade. O casarão é do início do século XX, mas ainda conserva características originais da época. O conjunto arquitetônico, que inclui a casa e as construções em seu entorno, é tão importante que foi um dos primeiros a serem tombados pelo Serviço do Patrimônio Histórico, Artístico e Natural de Florianópolis.

Habilitado e contemplado com o Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura/Patrimônio Cultural – Edição 2019, sob a inscrição #25191545, o CIB/SC pode dar partida aos trabalhos, contratando, inicialmente, o projeto arquitetônico, que deverá ser aprovado pela Prefeitura de Florianópolis. Numa próxima fase, serão desenvolvidos os demais projetos que permitam a execução total da obra de restauro. “O projeto arquitetônico de restauro e conservação é um presente à cidade de Florianópolis”, destaca o presidente do CIB/SC, Mauro Bresolin.

A novidade também é comemorada por Alessandra Carioni, que já foi presidente da instituição e atualmente responde pela vice-presidência: “A sede do CIB/SC pertence ao patrimônio arquitetônico da cidade e devemos participar de sua conservação”.

Patrimônio histórico valorizado

O projeto arquitetônico, de autoria da arquiteta Lilian Mendonça, através da empresa Prospectiva, deverá incorporar algumas ações que serão definidas junto à Fundação Catarinense de Cultura, prevendo sua divulgação para que o público conheça um pouco mais sobre o processo de restauro. Lilian ressalta que “reabilitar a sede do CIB/SC significa, além da recuperação e conservação física, a permanência de um espaço tradicional de trocas sociais e culturais, muito significativo para a preservação da identidade urbana da área central de Florianópolis”.

A coordenação técnica, pelo CIB/SC, é realizada pela arquiteta Vanessa Maria Pereira, que observa a importância da “valorização de uma das edificações mais antigas de Florianópolis, que passou por transformações importantes ao longo dos séculos”.

Também denominado Casa D’Itália, o prédio que abriga a sede do CIB/SC recebe cursos de Língua Italiana; manifestações sociais, artísticas e culturais; palestras e cursos extracurriculares; exposições de artes plásticas, fotografia e lançamentos literários. A arquiteta Vanessa comenta que, mesmo sendo secular, a edificação “resiste ao tempo e tem ampla capacidade de atender a comunidade com conforto e segurança, desde que bem conservada e devidamente modernizada”. Para ela, o projeto representa “ mais um incentivo à valorização da área que vem passando por importantes transformações nos últimos anos”, referindo-se ao conjunto de construções históricas em frente à Praça XV, que chama a atenção da população local e de milhares de turistas que visitam a cidade anualmente.

Flor
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

destaques

To Top