Educação

MEC planeja ampliar Ensino Médio em tempo integral

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

FOTO: DIVULGAÇÃO

Meta inicial é atingir 500 mil novas matrículas até 2022

O Ministério da Educação (MEC) planeja ampliar a quantidade de vagas para o Ensino Médio em tempo integral. É uma das medidas anunciadas no Compromisso Nacional pela Educação Básica, em julho. A meta inicial da pasta é atingir 500 mil novas matrículas até 2022 – hoje são 230 mil.

A proposta do programa, criado em 2016, é ampliar a carga horária do Ensino Médio de 4 para, no mínimo, 7 horas diárias. Um total de 1.024 escolas participam. O MEC já disponibilizou R$ 338 milhões para as instituições de ensino em 2019. “Estamos estudando a criação de mais um caminho para aumentar a oferta de vagas em tempo integral. É o contrário do que foi veiculado por alguns veículos de comunicação”, disse o secretário-executivo do MEC, Antonio Paulo Vogel.

Segundo o secretário de Educação Básica do MEC, Janio Macedo, a pasta mantém diálogo constante com o Conselho dos Secretários Estaduais de Educação (Consed) e com a União Nacional dos Dirigentes de Municipais de Educação (Undime) para formular políticas públicas que beneficiem a educação em estados e municípios.

O Novo Ensino Médio tem um projeto-piloto em 3.500 escolas. Nelas, a carga horária foi ampliada de 4 para 5 horas diárias. O orçamento disponibilizado para essas instituições em 2019 é de R$ 340 milhões.

Já o Novo Mais Educação, lançado em 2016, é voltado para o Ensino Fundamental e tem o objetivo de melhorar a aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes, no contraturno, fora da grade curricular.

Esse programa será reestruturado pelo MEC, em conjunto com o Consed e a Undime, para aumentar a carga horária do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de 4 para 5 horas diárias dentro da grade curricular. “É preciso esclarecer que o Novo Mais Educação e o Ensino Médio em Tempo Integral são dois programas distintos. O primeiro abarca somente o Ensino Fundamental”, diferencia Janio Macedo.

Essa ideia de oferecer reforço na aprendizagem de Línguas e de Matemática em contraturno escolar é considerada como um dos grandes trunfos de um dos sistemas educacionais mais eficientes do mundo atualmente, o da Finlândia.

E ampliar a jornada educativa também vai ao encontro do que é feito pelos países mais desenvolvidos. Exemplos de educação para o mundo todo, Coreia do Sul e Japão têm um ano letivo superior ao do Brasil (ou seja, a quantidade de dias do ano que a criança precisa ir para a escola é maior) e a carga horária semanal também é maior (ou seja, as crianças passam mais tempo na escola diariamente). Na Coreia, nos Estados Unidos e na França, por exemplo, as aulas começam entre 8h e 9h e terminam entre 15h30 e 16h30, ou seja, passam entre 7 a 8 horas por dia na escola; na China, são nove horas!

Agora, não adianta estender o tempo e não oferecer qualidade na ocupação deste tempo. Começa pela qualidade dos professores. Estudo recente realizado por uma empresa de consultoria norte-americana, com amostras colhidas nos principais sistemas educacionais do mundo, chegou à conclusão de que a qualidade do corpo docente é diretamente proporcional aos resultados do processo ensino-aprendizagem. Ou seja: quanto mais qualificado o professor (em termos de conhecimento específico e de didática), mais o aluno aprende.

Além disso, a oferta de atividades artísticas e esportivas também é considerada importante nesse processo de formação educacional, e aí vem um problema que é crônico em países subdesenvolvidos ou ainda em desenvolvimento: a péssima qualidade da infraestrutura de esporte e lazer.

Resumindo: parece inquestionável que a ideia de manter as crianças por mais tempo na escola é interessante, mas não adianta nada se não oferecer condições ideais para que esse tempo seja ocupado com qualidade.


Flor
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Flor

destaques

To Top