Colunistas

Maratona Cultural destaca artistas nacionais e regionais

Com mais de 40 horas de programação, a 7ª edição do evento terá atrações musicais diversificadas em Florianópolis

 

Inicia no dia 16 a edição 2019 da Maratona Cultural de Florianópolis. Como o nome já entrega, o público poderá fazer uma verdadeira maratona para curtir atrações variadas em diferentes endereços da capital catarinense, durante três dias consecutivos. E os shows musicais, claro, estão entre os destaques da intensa programação – inteiramente gratuita.

O roteiro inicia na sexta-feira (16), uma das novidades desta edição, com o já tradicional palco na Escadaria do Rosário, no Centro, a partir das 18h. Neste palco, a programação começa com o cortejo Baque Mulher, seguido por Marissol Mwaba, às 19h, e a atração nacional Xênia França, provavelmente um dos nomes mais aguardados desta edição da Maratona. Xênia é um dos grandes destaques da música brasileira contemporânea, com músicas que transbordam o poder feminino, principalmente das mulheres negras. Em 2018, a baiana foi indicada ao Grammy Latino na categoria “Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa”.

Já no sábado (17), no mesmo palco, a música inicia às 15h, com discotecagem da DJ Catarina. Na sequência, show das bandas Orquidália, Uniclãs, Outros Bárbaros; e, para encerrar o dia, às 20h, mais uma atração nacional: a banda Francisco, El Hombre, que retorna a Florianópolis com o repertório do seu mais recente álbum, “Rasgacabeza”, antes da aguardada estreia no Rock in Rio 2019.

Ainda no Centro antigo de Florianópolis, o Circuito de Bares reunirá seis casas da região com programação musical diversificada. Por exemplo, o especial Woodstock 50 anos, no Bro Cave Pub, na sexta-feira e sábado, e a roda de samba no Canto do Noel, no sábado (17). Alguns bares podem cobrar couvert artístico.

Outro palco para curtir as atrações musicais da Maratona Cultural é o Célula Showcase, no bairro João Paulo, que vai receber sete bandas. Na sexta-feira (16), com início às 23h, show das bandas Fatal Blow, de Balneário Camboriú; End of Pipe e Eutha, de Florianópolis; e Surra, de São Paulo. Já no sábado (17), sobem ao palco do Célula as bandas Xei & Sons in Black, de Floripa; Disaster Cities, de Chapecó; e Ponto Nulo No Céu, de Gravatal.

 


Legenda: Xênia França (foto) é um dos nomes mais aguardados desta edição da Maratona

 

MPB e música clássica

A programação também contempla o público que aprecia uma boa música popular brasileira (MPB) e música instrumental clássica. Para eles, as opções são o concerto de piano com Arele Vachtchuk, no sábado, às 11h, e o show cheio de ritmo da dupla Amanda Amâncio e Diego Nunes, às 13h, no mesmo dia – ambos no Passeio Primavera, na SC-401. No domingo (18), tem show de Livia e Seu Nogueira, às 12h, no Square SC, também na SC-401.

Para encerrar o final de semana multicultural, a Orquestra de Baterias de Florianópolis, a maior das Américas, deve reunir mais de 20 mil pessoas, no domingo (18), na Passarela do Samba Nego Quirido. A edição deste ano promete reunir cerca de 700 bateristas para executarem juntos 10 músicas; a ideia é bater, mais uma vez, o recorde de bateristas tocando simultaneamente. A programação inicia às 10h, com apresentação de várias bandas locais e encerramento com Dazaranha.

A programação completa da Maratona Cultural de Florianópolis já pode ser conferida no site www.maratonacultural.com. Toda a programação é gratuita; nos locais fechados e que possuem indicação de lotação, os ingressos poderão ser retirados uma hora antes do início da atividade, no próprio local. Há apresentações com acessibilidade e tradução em libras. A 7ª edição do evento também integra o Floripa Conecta, que prevê impactar mais de 80 mil pessoas com inúmeros eventos ao longo do mês de agosto.


Flor
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

destaques

To Top