Esportes

Krav magá: 10 filmes que trabalham a arte da defesa pessoal

A evolução dos filmes de ação tem mostrado uma busca constante pelo realismo nas cenas de luta. Os espectadores anseiam por melhores gráficos e efeitos especiais. Neste contexto, o krav magá entrou rapidamente como “o queridinho” entre equipes de cinema e TV, atores e diretores, como uma forma extremamente realista de treinamento e coreografia de cenas de luta.

O krav magá apresenta um conjunto de técnicas de defesa pessoal, criado pelo húngaro Imi Lichtenfeld, que atuou como Instrutor Chefe de Defesa Pessoal e Preparo Físico no Exército de Defesa de Israel por 16 anos, entre os anos 1940 e 1960.

“As cenas são criadas e desenvolvidas com o acompanhamento de especialistas e instrutores, que orientam o elenco para a que a performance seja a mais realista e segura possível”, afirma Avigdor Zalmon, presidente da Federação Internacional de Krav Magá e responsável pelo ensino da arte em São Paulo.

 

Lista: 10 filmes com o krav magá em ação

Nunca Mais (2002) – Jennifer Lopez foi cruel neste filme, interpretando uma esposa abusada que aprende a revidar por meio da aprendizagem de krav magá.

Diamante de Sangue (2006) – Embora não seja reverenciado por suas cenas de luta, esse é um dos filmes mais cheios de ação da carreira de Leonardo DiCaprio. Um sistema de treinamento como krav magá permitiu que o ator vivesse o personagem de forma muito realista.

Colateral (2004) – Antes de filmar este sucesso, Tom Cruise passou por intenso treinamento em krav magá por mais de três meses. Você pode ouvir o diretor Michael Mann falando sobre o treinamento de Cruise nos comentários em DVD do filme.

A Grande Mentira (2010) – Jessica Chastain teve quatro meses de treinamento e antes disso nunca pensou em ser uma lutadora exímia de Krav Magá.

Million Dollar Baby (2004) – O filme é estritamente sobre boxe, porém, a líder do longa, Hillary Swank, contou com krav magá como parte de seu repertório de treinamento.

Lara Croft: Tomb Raider (2001) – Depois de conseguir o papel da protagonista, Angelina Jolie e os cineastas decidiram que precisavam levar a fisicalidade do personagem muito a sério. Jolie treinou por mais de dois meses antes das filmagens e, durante todo o tempo de gravação, continuou treinando.

Salt (2010) – Desde que aprendeu krav magá para o papel de Lara Croft, Jolie continuou a prática para garantir que as cenas de ação continuassem autênticas. Para este filme, uniu o muay thai com o krav magá.

Sr e Sra Smith (2005) – O então casal mais bonito de Hollywood, Angelina Jolie e Brad Pitt, começou a ter aulas em preparação para o filme. Jolie já era veterana no treinamento e o casal arrasou nas cenas de ação.

A Beira Mar (2015) – O casal Brad e Jolie praticou o krav magá para ajudá-los na preparação do filme. Brad eliminou mais de 10 quilos depois de participar de aulas intensas de exercícios militares por apenas três semanas.

007 – Cassino Royale (2006) – Para se preparar para este filme, Daniel Craig aperfeiçoou habilidades específicas, como parkour, que o prepararam para a cena épica de perseguição no filme e treinou krav magá e outras artes marciais.

Flor
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

destaques

To Top